2014 Indie Pop Resenhas Rock

Jenny Lewis – The Voyager (2014)

JennyLewisAlbumO disco embala e surpreende

Por Lucas Scaliza

The Voyager foi uma surpresa para mim. Verdade seja dita, não só as suas 10 faixas, mas a cantora e compositora Jenny Lewis também. Não ouvi seus dois álbuns anteriores e encarei o trabalho novo com apenas uma referência: o videoclipe superdivertido para “One of the guys”, em que atrizes como Kirsten Dunst, Annne Hathaway e Kristen Stewart interpretam meninas em uma banda e rapazes de bigode.

Achei que o disco seria um pop açucarado, mas me deparei com algo bonito, bem feito, divertido e interessante. Lembrou-me a Aimee Mann, em que uma mulher faz um pop acessível e coloca um pé no rock alternativo sem medo. Jenny Lewis faz isso e o resultado são canções que valem a pena.

A melhor disco é “Late bloomer”, uma história de amores “diversificados” e de amadurecimento numa espécie de ambiente meio hippie. Além de Lewis nos dar uma boa letra, ela a ilustra com um rockinho gostoso e a mais bela interpretação vocal de The Voyager. Quando chega o refrão, ao invés de ela elevar a altura das notas e a dinâmica – como faria qualquer cantora ou caloura em um desses programas de TV para impressionar jurados e plateia – Jenny faz justamente o contrário: segura a dinâmica e abaixa as notas. Que sacada!

jenny-lewis-voyager-album

“Just one of the guys” também é sobre crescer, mas não casar, não ter filhos, mas chega a hora em que isso faz a diferença para uma mulher. Não só o clipe, a música também é legal e tem um refrão chiclete. “Head underwater”, que abre o álbum, já mostra que Jenny não será açucarada e apostará em um caminho alternativo, o que é comprovado em “She’s not me”, cuja letra não é sobre sexo para adolescentes, mas sim sexo comprometido, do tipo que gera bebês, famílias, traição e até dor de cotovelo (no caso, de quem está contado).

Com diversas histórias diferentes, o pop/rock de Jenny Lewis vai definindo como seu grande tema os relacionamentos, mas aquele tipo de relacionamento imperfeito, troubled, cheio de complicações e triângulos. É o caso da noisy “Slippery slopes”. “You can’t outrun ‘em” tem uma levada no violão, uma boa melodia vocal e outro refrão pegajoso, mas foge à regra das letras amorosas. A faixa título, que fecha o disco, lembra o projeto musical She and Him, da atriz Zooey Deschannel e M. Ward. “The Voyager” é toda levada por um violão, por orquestrações e teclado.

Jenny-Lewis-3

Nascida em 1976, nem seria interessante que Jenny, em sua idade, ficasse contando casos adolescentes. Embora seja bastante acessível e divertido, The Voyager não é dançante como Trouble in Paris, recém lançado disco de La Roux. Também não é “absurdamente intimista” como o ótimo We Are There, da Sharon Van Etten. Não é ultrapop e nem flerta com o hip hop, como fez Lily Allen em Sheezus. E há bons solos no disco, espaço para a guitarra ser barulhenta, como na parte final de “Love U Forever”.

Boa parte da musicalidade da compositora vem do fato de ela ser uma multi-instrumentista. Ao vivo, ela toca violão e canta, mas também sabe um pouco de baixo, de teclado e até de harmônica (embora esse instrumento não apareça na gravação do disco novo). Ou seja: dá para ver que há dedicação para fazer uma música boa. Ah, ela também é atriz e participa de filmes desde 1983.

The Voyager é equilibrado. Pop sem ser oco, rock sem ser desnecessariamente barulhento. E o disco embala. Isso é essencial.

Anúncios

5 comentários em “Jenny Lewis – The Voyager (2014)

  1. Pingback: Sia – 1000 Forms Of Fear (2014) | Escuta Essa!

  2. Pingback: Ryan Adams – Ryan Adams (2014) | Escuta Essa!

  3. Pingback: Natalie Prass – Natalie Prass (2015) | Escuta Essa!

  4. Pingback: Courtney Barnett – Sometimes I Sit And Think, And Sometimes I Just Sit (2015) | Escuta Essa!

  5. Pingback: Best Coast – California Nights (2015) | Escuta Essa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: