2014 Pop Resenhas Soul

Kelis – Food (2014)

Está com fome? Então é melhor parar por aqui

Por brunochair

O resenhista que vos digita inicia os trabalhos informando que o álbum foi ouvido, pela primeira vez, enquanto preparava uma pizza. Por um acaso, comida é o que não falta neste novo trabalho da cantora americana Kelis. Ela, que despontou no mainstream a partir de uma música que também fala de comida (Milkshake) passou anos estudando na Le Cordon Bleu, importante escola de culinária francesa. Todo esse trato com a comida inspirou-a na criação deste álbum, chamado Food.

Enquanto eu montava a pizza, a música rolava. Pegava os primeiros ingredientes, separava o tomate e cortava a azeitona e rolava a música “Jerk Ribbs”. Ritmo delicioso, com uma linha de baixo bastante criativa que reproduz pela música inteira. Há metais nessa faixa intro, assim como há metais em boa parte do álbum. Influência direta do produtor do álbum (Dave Sitek) integrante da banda TV on the Radio.

Dave trouxe um ar mais hipster ao álbum novo da Kelis. E a cantora também amadureceu desde Milkshake. É só comparar as duas músicas já citadas, que seguem logo abaixo:

Menos elementos eletrônicos, menos clichês. E assim o álbum segue, com alimentos doces e salgados, transitando pelo pop, R&B e Soul. “Floyd” é uma música com uma pegada bastante R&B, mais lenta e que dá bastante vazão à voz da cantora, diga-se de passagem uma excelente representante da black music.

Seguindo a dica dos nutricionistas, a primeira refeição tem que ser ótima. Então, Kelis apresenta “Breakfast”, a primeira música do álbum. A música começa com a voz do filho da cantora, Knight. “Você está com fome? Mamãe fez comida!”. A partir daí, segue todo o banquete.

Importante ressaltar que alguns títulos das músicas referem-se a comida, mas a letra em si não fala de macarrão, pizza (a minha, por aqui, está no forno) e peixe frito: por exemplo, em “Breakfast” a cantora parece fazer menção a própria relação que possui com o filho. É claro, pode-se estender a toda e qualquer relação entre pessoas, quando uma pessoa mostra a outra o quão importante ela é.

“When I feel like I’m knocked back off my feet
And I swear I’m all alone
You’re the one who carries me
Simple things like giving me your peace
You’re strong enough to be
Exactly what I need”

Aliás, esse começo da música com o Knight falando me lembrou outra intro de outro álbum. Soul Circus, do extraordinário baixista Victor Wooten, começa com o filhão apresentando o músico.

Em “Cobbler” ouve-se mulheres conversando. Ué, mas parece português? Sim, são as vozes das integrantes do Cansei de Ser Sexy. É uma conversa aleatória, que talvez tenha sido registrada em uma conversa casual e descontraída.

Enfim, um ótimo álbum da cantora, que demonstra o seu amadurecimento, afastando-se de uma linha mais pop eletrônica e deixando fluir a black music.

Ah, lembra da pizza? Está pronta. Os ingredientes são: massa pronta, molho de tomate, queijo, presunto, azeitona, tomate e orégano. Não sei explicar as medidas.

Bom apetite!

Trilha sonora:

 

Anúncios

2 comentários em “Kelis – Food (2014)

  1. Pingback: Sia – 1000 Forms Of Fear (2014) | Escuta Essa!

  2. Pingback: Jill Scott – Woman (2015) | Escuta Essa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: