Nacional Resenhas Rock

Os Paralamas do Sucesso – O passo do Lui (1984)

O Passo do Lui, um dos álbuns mais importantes da carreira dos Paralamas, faz trinta anos neste mês de agosto

por brunochair

O rock’n roll brasileiro ainda era um “troço” incipiente. As primeiras bandas despontavam, mas sem uma característica precisa. Bandas como Legião Urbana, Ultraje a Rigor, Titãs lançaram álbuns significativos para o rock nacional apenas a partir de 1985. O que existia eram bandas como a Blitz, que fazia um rock mais puxado para o humor, sem implementar qualquer inovação musical ou faceta para o que seria o rock nacional.

O primeiro álbum do Paralamas, Cinema Mudo, foi gravado em 1983 após toda aquela dificuldade comum que toda banda enfrenta quando inicia: troca de baterista (Vital Dias por João Barone), acesso custoso à Rádio (Fluminense), ensaios regados a muito iogurte no estúdio improvisado da Vovó Ondina, vó do baixista Bi Ribeiro que morava em Copacabana.

Cinema Mudo fez o Paralamas despontar, como uma das promessas do rock nacional. No entanto, o resultado não foi o esperado pela banda, insatisfeitos com a produção e pós-produção do álbum. Para o trabalho seguinte, apenas uma certeza: os integrantes da banda acompanhariam todas as fases de criação e produção, até a finalização.

O Passo do Lui foi lançado oficialmente em agosto de 1984. Portanto, neste mês comemora-se trinta anos deste álbum, que foi um divisor de águas na carreira do Paralamas e também do rock nacional. O disco foi uma máquina de fabricar hits, tendo oito das dez músicas tornado-se sucesso em rádios e televisão.

Para se ter uma ideia: o lado A de O Passo do Lui possui nada mais, nada menos que as seguintes músicas: “Óculos”, “Meu Erro”, “Fui eu”, “Romance Ideal” e “Ska”. Tão impactante quanto a qualidade dessas cinco primeiras músicas é a inovação sonora que a banda trouxe para o rock brasileiro: uma mescla de rock inglês (The Police, sobretudo), ritmos caribenhos e o ska, que até então era ritmo desconhecido por aqui.

A bateria de João Barone e o baixo de Bi Ribeiro são muito presentes e muito bem tocadas, ditam o ritmo das músicas. A guitarra de Herbert Vianna já lembra o rock inglês. As letras das músicas são simples, mas em algumas já há o lampejo do que viria a ser Herbert Vianna, um grande compositor.

O sucesso das faixas rendeu ao Paralamas a venda de 250 mil cópias deste disco. Seguido deste álbum está a lendária apresentação da banda no primeiro Rock in Rio em 1985, que levou o Paralamas do Sucesso a um reconhecimento nacional. Fizeram um show impecável, tocando boa parte das músicas de O Passo do Lui, chamando a atenção não só para as bandas que estavam vindo de fora, mas para o que era produzido dentro do Brasil. A seguir, a apresentação na íntegra:

O Passo do Lui é um álbum que sobreviveu ao tempo? Para responder isso, é simples. Tenho certeza de que você já ouviu “Óculos”, “Meu erro” (aliás, quantas mil regravações essa música já teve?), “Fui Eu” (que ficou mais famosa quando o trio feminino Sempre Livre a regravou) e “Romance Ideal”. Este álbum foi o precursor de tantas bandas e álbuns brasileiros aclamados da década de oitenta, como Legião Urbana e Titãs.

Além disso, a sonoridade do Paralamas é notória em bandas que vieram décadas após, como o Skank e o Los Hermanos. Em suma, é isso. Grande banda, álbum marcante, trinta anos este mês. Parabéns à banda!

paralamas_thumb_1

Anúncios

4 comentários em “Os Paralamas do Sucesso – O passo do Lui (1984)

  1. Pingback: Cidade Negra – Sobre todas as forças (1994) | Escuta Essa!

  2. Pingback: Fito Paez & Moska – Locura Total (2015) | Escuta Essa!

  3. Pingback: Josiel Rusmont – desCONSTRUindo as canções (2015) | Escuta Essa!

  4. Pingback: Fito Páez – La Ciudad Liberada (2017) – Escuta Essa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: