2014 Indie Resenhas Rock

The Moons – Mindwaves (2014)

Banda chega ao seu terceiro trabalho ainda viva (mesmo sem dois integrantes, que foram para o Temples)

por brunochair

The Moons é uma banda inglesa, encabeçada e formada em 2008 pelo vocalista, guitarrista e compositor Andy Crofts. Mindwaves é o terceiro álbum da banda, e confesso que nunca tinha ouvido falar dela antes desse ano. A indicação ocorreu por um acaso no instagram, pelo Jim Robertson, um rapaz que posta belas fotos e ouve bons discos. Ele postou uma foto ouvindo o vinil da banda, e eu perguntei “qualé a deles?”. Após a resposta ser interessante, decidi baixar.

Algumas informações interessantes que descobri sobre o conjunto, antes de falar sobre o álbum em si:

1. Ainda que seja uma banda nova, já houve algumas boas trocas na formação. A mais impactante delas ocorreu quando James Edward Bagshaw (guitarrista e vocalista) e Tom Warmsley (baixista) saíram do The Moons para criar uma nova banda, Temples (que, aliás, lançou álbum muito interessante esse ano e recebeu vários elogios da crítica e de artistas consagrados, como Noel Gallagher, do Oasis). No fim, o Temples tornou-se muito mais conhecido que o The Moons. E agora, as bandas tornar-se-ão rivais, dividirão palcos, somarão esforços para divulgar seus respectivos trabalhos? A acompanhar.

2. A maior influência da banda é o cantor Paul Weller, ex-integrante de bandas como The Jam e The Style Council. Andy Crofts é fã assumido de Paul Weller, e sempre convida o artista para participar dos álbuns do The Moons. E ele aceita, sim. Inclusive, o primeiro álbum lançado pela banda (Last Night On Earth) foi gravado no estúdio de Paul Weller. A seguir, uma música da ex-banda de Paul Weller (The Jam) que acaba por ser uma influência pra essas bandas que surgiram na Inglaterra – como Palma Violets, Libertines e o próprio The Moons, de certo modo:

Ok. Feitas essas digressões, vamos a Mindwaves, terceiro álbum da banda.

A primeira observação que pode ser feita é que trata-se de um trabalho eclético. A banda pode soar muito bem como Black Keys e Arctic Monkeys, mas também parece resgatar certos elementos britânicos da década de 60 e 70.  Quanto a soar “contemporânea”, ironicamente a banda contém uma música chamada “Fever” neste novo trabalho, igual a uma que compõe o álbum novo do Black Keys. A psicodelia e o fuzz estão presentes em “Fever”, como em boa parte do álbum. Esta música tem um refrão chiclete que só…

“I got a Feeeeever in my brain”.

“Luna Intro” começa com um sintetizador bem psicodélico, um coro de gente e uma percussão tribal. A segunda música (“Society”) entra logo em seguida, com um riff marcante de guitarra e descrevendo exatamente a (complicada) vida em uma cidade grande. “Body Snatchers” tem uma pegada meio dark, mas não aquela pegada depressiva anos 80 inglesa, e sim partindo para o sobrenatural, algo como “conheça a casa da família Addams”.

O álbum inteiro é bem pulsante, e (por que não dizer) dançante. Em todas as músicas nota-se as influências já citadas, lembrando sempre a forte presença de Paul Weller como o mentor desse processo todo. Até mesmo nas músicas mais “balada” do álbum, a composição lembra algumas canções solo de Weller, e algumas mais tranquilas do The Jam. Aliás, as duas mais baladas são muito bonitas. “Sometimes” e a última música do álbum “On the Moon”.

Resumo da ópera: um álbum interessante, com referências das mais diversas. Não soa tão comercial e não vai se tornar tão conhecido quanto o Temples. Talvez também não tenha alcance suficiente para chegar aos ouvidos dos brasileiros, mas aí está como dica, para conhecer o trabalho de mais uma banda inglesa contemporânea.

Anúncios

0 comentário em “The Moons – Mindwaves (2014)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: