2014 Indie Resenhas Rock

Spoon – They Want My Soul (2014)

Está fazendo sucesso, é legal, mas falta alguma coisa aí…

por brunochair

Lançado em agosto deste ano, o novo álbum do Spoon, They Want My Soul, tem ganhado muitos elogios do público – tanto dos ouvintes quanto dos críticos. Há que se ressaltar que estes elogios são do público externo, pois aqui no Brasil o álbum ainda é pouco comentado, consequentemente pouco conhecido.

Spoon não é uma banda nova. Proveniente de Austin, Texas, a banda foi formada em 1994. They Want My Soul é o oitavo álbum, lançado após um pequeno hiato de quatro anos, desde Transference (sim, o então último álbum fala da tensa relação psicanalítica existente entre paciente/psicólogo). Neste meio tempo, os integrantes da banda dedicaram-se a outros trabalhos, a fim de tomar um ar, trazer novas influências para composições e etc.

O vocalista Britt Daniel criou uma outra banda neste meio tempo, a Divine Fits. De lá, além de novas ideias o vocalista trouxe também um novo integrante para o Spoon – Alex Fischel, que assumiu guitarra e teclados (muito presentes neste novo trabalho, por sinal). O novo trabalho do Spoon passou pela mão de dois produtores: Joe Chicarelli (que já trabalhou como produtor e engenheiro de som com artistas como U2, The Morning Jacket, Oingo Boingo, Morrisey) e Dave Friedmann (Weezer, Cafe Tacvba, Mogwai).

Ou seja, a intenção da banda em trabalhar com estes distintos produtores talvez fosse criar algo palatável para o grande público, porém querendo soar garagem, característica que o Spoon não pretende (ou pretendia) perder. Detalhe é que a banda esteve alheia a gravadoras e ao poder fonográfico por muito tempo, rendendo-se na metade dos 00. A partir daí, os álbuns começaram a ter maior repercussão, mas nada se compara a este They Want My Soul, em relação a críticas e repercussão.

Ok, mas e aí: o álbum é bom?

Confesso que, após ler tantas resenhas positivas sobre o álbum, fiquei um pouco decepcionado. They Want My Soul até conta com algumas músicas boas, como a própria “They Want My Soul”, “Inside Out”, “Let Me Be Mine”. As restantes também são ok. No entanto, fiquei com a impressão que faltou alguma coisa para gostar da banda… algum elemento perdido, alguma surpresa. Como se as músicas estivessem aquecidas em banho-maria, esperando a ação do acaso.

Falta um tempero nessas músicas. Um alho, noz-moscada, sazón, alguma especiaria da Índia. Talvez falte aos integrantes tomar mais ar, viajar, ir para o Oriente, assim como fez o vocalista do Bombay Bicycle Club? Não sei. Talvez o que dê essa impressão de “sem tempero” nas músicas seja a bateria eletrônica, marcando todos os tempos das músicas. Nada sai do esperado. As linhas de baixo seguem roboticamente a bateria, fazendo a base.

O que parece despir-se do senso comum são os teclados e a guitarra. Aliás, o timbre da guitarra parece muito com as composições do The Hives (aliás, as bandas foram formadas no mesmo ano). Só falta aquela verborragia, que sobra (ou sobrava) no quinteto sueco.

As letras são legais, divagam sobre a existência humana com um certo sarcasmo. Pode ser esse um dos trunfos da banda. A música que dá nome ao álbum versa sobre um passeio desinteressado pelas ruas, enquanto muita gente parece apenas querer a alma do eu-lírico. Pregadores, quiromantes, assaltantes, defensores da moral e bons costumes, “todos querem minha alma, todos querem minha alma”.

Se você quiser doar a sua alma para a banda, fique à vontade. Eis algumas músicas, para degustação (não se esqueça de colocar uma pitada de sal):

Álbum inteiro está aqui:

Anúncios

2 comentários em “Spoon – They Want My Soul (2014)

  1. Pingback: Haim – Days Are Gone (2013) | Escuta Essa!

  2. Pingback: The Ghost Of A Saber Tooth Tiger – Midnight Sun (2014) | Escuta Essa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: