2014 Live/Ao vivo Resenhas Rock

Gov’t Mule – Dark Side of the Mule (2014)

govtmule

Show incrível, energia de sobra e tributo ao Pink Floyd

Por Lucas Scaliza

No Halloween de 2008, a banda Gov’t Mule, formada pelo guitarrista Warren Haynes (que integrou a reformulação do The Allman Brothers em 1989), fez um show incrível no Orpheum Theater em Boston (EUA). Com 3 horas de duração, tinha três sets. O primeiro composto de 8 músicas da própria banda. O segundo, mais do que especial, foi uma coleção de boas canções do Pink Floyd, reproduzindo boa parte dos discos Dark Side of the Moon (1973) e Wish You Were Here (1975). E um bis com mais duas supermúsicas do grupo.

Ou seja: um set list incrível que agora foi lançado como disco triplo ao vivo, chamado Dark Side of the Mule. É, desde já, obrigatório para quem 1) já gostava de Haynes e sua banda; 2) é fã de Pink Floyd; 3) gosta de discos ao vivo; e 4) para quem não dispensa uma boa música de guitarra.

Gravado em 2008 em áudio e vídeo, mas lançado só agora, Dark Side of the Mule comemora os 20 anos da banda.

govtmule2

Mesmo que você gravite até o disco por causa do extenso repertório pink-floydiano, deverá curtir bastante as músicas da banda no primeiro disco. Blues rock com passagens bastante interessantes e cheias de energia em todas elas: “Brighter days”, “Bad Little Dog”, “Child of the Earth” e “Brand new angel”. Mas o destaque ficam por conta das longuíssimas (todas acima de 10 minutos) “Gameface” e “Kind of Bird”, sem falar na jam de 19 impressionantes minutos formada por “Trane/ Eternity’s breath/ St. Stephan”. Tem de tudo um pouco: jazz, blues, rock, passagens mais viajantes e até um toque de progressivo. E toda a banda está irrepreensível ao vivo: Haynes acerta nos timbres e o baterista Matt Abts dá um show em diversos momentos.

O segundo disco, que inaugura o setlist do Floyd, começa acertadamente com a climática “One of these days” e sua pesada linha de baixo e guitarra com eco. Na sequência temos “Fearless”, fazendo um merecido resgate da canção, e a primeira parte de “Pigs on the wings”, que é acompanhada espontaneamente pela plateia do show.

Um dos trunfos deste disco é a presença de um público empolgado na mixagem final. Eles cantam junto com a banda, aplaudem, assobiam e dá para perceber o quanto estão se divertindo com essa homenagem. E até completam as frases nas horas certas em coro, deixando o registro com um verdadeiro gosto de ao vivo.

Gov’t Mule é ambicioso e competente: tocam as duas partes de “Shine on your crazy Diamond” na íntegra, a clássica “Wish you were here” e até “Have a cigar”. Do Dark Side of The Moon, executam quase o disco todo, de “Speak to me” a “Money”, passando por “Time”, “Breath (in the air)” e “The great gig in the sky”. E claro que há também “Comfortably numb”, em que Haynes toma a liberdade de colocar seu toque blueseiro todo especial sobre a progressão de acordes originalmente feita por de David Gilmour. Há também um saxofonista convidado pela banda que empresta ainda mais feeling a todo o show.

Para o bis, Gov’t Mule volta para tocar a “Million miles from yesterday” e, por fim, a poderosa “Blind man in the dark”, com 10 minutos de duração, no melhor estilo blues de Chicago.

Dark Side of the Mule é um registro e tanto do Gov’t Mule sobre um palco. Um dos melhores discos ao vivo que você poderá ouvir este ano – caso seja fã de rock e Pink Floyd, naturalmente.

Anúncios

5 comentários em “Gov’t Mule – Dark Side of the Mule (2014)

  1. Matéria fantástica! Como todo bom fã, estou louco para conferir o trabalho, e essa matéria aumentou ainda mais minha vontade! Parabéns e vida longa ao Mule!

  2. Pingback: Gov’t Mule – Sco-Mule (2015) | Escuta Essa!

  3. Pingback: Scott Henderson – Vibe Station (2015) | Escuta Essa!

  4. Pingback: Gov’t Mule – Stoned Side Of The Mule Vol. 1 & 2 (2015) | Escuta Essa!

  5. Pingback: Warren Haynes – Ashes & Dust (2015) | Escuta Essa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: