2015 Metal Resenhas Rock

Elder – Lore (2015)

elder-lore

Uma pedreira no meio do caminho: quando o Black Sabbath encontra o Mastodon

Por Lucas Scaliza

É algo que sempre acontece. De tempos em tempos você se depara com uma pedrada tão boa de ouvir que sua vontade é sair batendo cabeça e curtir como uma música desse tipo pede para ser apreciada. Em 2014 aconteceu com o ótimo Once More ‘Round The Sun, uma tijolada do Mastodon que não tinha pausas para baladas e, além do heavy metal progressivo, apresentava uma pegada sinistra em várias faixas. Ficou inclusive entre os 20 melhores discos de 2014 do Escuta Essa! Este ano, o posto fica com Lore, do trio barra pesada Elder, de Boston.

Lore é um encontro nada incomum de Black Sabbath com o Mastodon. Do primeiro, o Elder herda os riffs de stoner rock e o estilo vocal; do segundo empresta o timbre grave de todos os instrumentos, as mudanças rítmicas e o vigor imposto pela dinâmica de baixo e bateria, colocando um pé no heavy metal para dar uma leve acelerada. Mas de leve, porque a intenção do Elder é fazer a música ter gravidade, não confundir peso com a velocidade de uma ejaculação precoce, como fazem algumas bandas por aí.

elder-Photo-by-Harry-Gould-Harvey
Foto: Harry Goul Harvey

 

Não há intenção de ser comercial. Tirando alguns poucos momentos mais delicados e com ótimos dedilhados, o disco não tem baladas e é muito intenso. A faixa título, por exemplo, tem 15 minutos de duração e sua letra acaba antes que a faixa chega à metade. A longa seção instrumental que se segue é de arrasar e de tirar qualquer um do lugar.

O disco tem apenas cinco músicas e quase uma hora de som. Ou seja, as faixas são enormes. A menor delas, “Deadweight”, chega aos 9 minutos e meio. Ou seja, exige que o ouvinte esteja disposto a aguentar grandes doses de rock’n’roll valvulado. O som é tão orgânico e com produção tão crua que a bateria acaba até soando um pouco abafada, a distorção das guitarras é ruidosa (mas com um ótimo timbre grave) e o baixo está presente a todo momento. Mesmo que a produção não tenham priorizado a clareza dos instrumentos, o resultado da mixagem não chega a ficar ruim, dando até um ar mais rústico a Lore.

A banda da costa leste americana é formada por Nick DiSalvo (guitarra, voz e teclado), Jack Donovan (baixo) e Matt Couto (bateria). Com muito espaço para sessões instrumentais, o trio sabe fazer sua música se manter interessante sem precisar apelar a todo momento para solos. Eles confiam muito em trocas de ritmo, riffs, dedilhados e alternância de dinâmica. Os solos estão lá também, é claro, e vão desde os mais tradicionais do heavy metal até momentos mais noisers que lembram o Queens Of The Stone Age.

A ótima “Compendium” muda de ritmo três vezes antes de completar dois minutos. Nesse trecho, a banda inclusive cria uma passagem que lembra muito “The Immigrant Song” do Led Zeppelin. E por mais agressivos que os vocais de DiSalvo tendam a ficar, nunca chega a uma voz gutural. E “Spirit at Aphelion” tem uma linda abertura que lembra músicas de rock progressivo com influências folclóricas. Mas como eu disse, não há espaço para baladas em Lore, e a faixa logo mostra seu lado mais nervoso.

Ao mesmo tempo que recupera um stoner rock setentista, o Elder não deixa de soar cruamente moderno. Quem gosta de uma versão mais alternativa de heavy metal e discos que são pura testosterona vão encontrar em Lore um bom companheiro de estrada, de trabalho, de academia e de diversão também. Um forte candidato a fica entre os melhores do ano de rock pesado.

elder

Anúncios

6 comentários em “Elder – Lore (2015)

  1. Pingback: Soko – My Dreams Dictate My Reality (2015) | Escuta Essa!

  2. Pingback: Three Days Grace – Human (2015) | Escuta Essa!

  3. Pingback: Dead Sara – Pleasure To Meet You (2015) | Escuta Essa!

  4. Pingback: 15 Melhores Álbuns do 1º Semestre de 2015 | Escuta Essa!

  5. Pingback: Slayer – Repentless (2015) | Escuta Essa!

  6. Pingback: Elder – Reflections OF A Floating World (2017) | Escuta Essa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: