2015 Diversos Eletronica Indie Metal Resenhas Rock Trilha Sonora

Godspeed You! Black Emperor – Asunder, Sweet and Other Distress (2015)

Godspeed-You-Black-Emperor-Asunder-Sweet-And-Other-Distress

A sensação de ser esmagado por ondas sonoras

Por Lucas Scaliza

Asunder, Sweet and Other Distress, esse delicioso nome quando pronunciado em voz alta, é arrastado, é pesado, é experimental, é instrumental e está cheio de momentos épicos sujos de overdrive e de camadas sonoras (teclado, sopros, sintetizadores, cargas de distorção bruta) para ninguém botar defeito. Um disco de post-rock exigente e exemplar.

“Peaseantry Or ‘Light! Inside of Light!’”, música que abre o disco, já mostra todo o potencial de peso do grupo. Os timbres de baixo e guitarra estão bem graves e bem sujos e embora seja um música com um BPM relativamente baixo, a dinâmica imposta pelo loop da melodia e os sons de teclado e sopros aumentam a dinâmica e a tensão. Cada nota parece se arrastar e o ouvinte tem tempo de saborear a duração de cada uma. E tempo é algo que não vai faltar neste disco. “Peaseantry…” tem mais de 10 minutos de duração.

Godspeed-You-Black-Emperor-Asunder-Sweet-And-Other-Distress2

A primeira faixa se emenda na segunda, “Lamb’s Breath”, que mantém o clima opressor e joga para cima do ouvindo quase 10 minutos de ruídos graves e desconcertantes. O grau de distorção é tão alto que as notas do instrumento viram uma massa sonora ruidosa que dura quase 3 minutos, sendo substituída por um chiado que vai se transformando até virar um sinal sonoro grave e incômodo. O ouvinte vai conseguir ouvir a faixa toda ou vai pular? Exigente, a banda propõe em “Lamb’s Breath” um exercício de paciência e de música abstrata que cairia muito bem no repertório da dupla Atticus Ross e Trent Reznor.

“Asunder, Sweet”, logo em seguida, não torna a audição mais fácil ou prazerosa. Por mais seis minutos somos bombardeados com frequências de dar nos nervos que só ficam cada vez mais carregadas conforme novas camadas de som se aglutinam à faixa.

Já que a estética está garantida até aqui – elegendo o peso, a experimentação, a música que não é música-de-partitura mas também pode ser música, ou melhor, uma experiência estética e sonora – o álbum termina com a longa “Piss Crowns Are Trebled”, de onde vemos uma banda se reerguer do caso deixado pela faixa anterior. Thierry Amar e Mauro Pezzente (baixos), Aidan Girt e Timothy Herzog (baterias), Efrim Menuck e Mike Moya (guitarras) e Sophie Trudeau concebem um épico contemporâneo do ruído e da dissonância, e ainda assim uma música que possui melodia e ritmo envolventes.

Asunder, Sweet and Other Distress é o quinto disco de estúdio da banda de Quebec e explodirá a cabeça de fãs e de admiradores do post-rock, estilo também dos escoceses Mogwai. O trabalho é muito denso e foi baseado na música “Behemoth” que o grupo executava ao vivo na série de shows desconcertantes chamados We Have Signal, em que ruídos e abstrações eram parte importantíssima da experiência.

Barulhento como aço sendo retorcido e incômodo como o chiado estático da tevê. Faixas que obliteram o ouvinte com sua intensidade e complexidade na forma como fazem vários sons caóticos se organizarem em uma música coesa de onde brota melodia e um prazer pela sensação acachapante de ser esmagado por ondas sonoras. Um disco excelente para o estilo e só me resta pensar: Imagina isso ao vivo!

Anúncios

7 comentários em “Godspeed You! Black Emperor – Asunder, Sweet and Other Distress (2015)

  1. Pingback: Three Days Grace – Human (2015) | Escuta Essa!

  2. Pingback: Nordic Giants – A Séance of Dark Delusions (2015) | Escuta Essa!

  3. Pingback: God Is An Astronaut – Helios | Erebus (2015) | Escuta Essa!

  4. Pingback: Deafheaven – New Bermuda (2015) | Escuta Essa!

  5. Pingback: Møster! – When You Cut Into The Present (2015) | Escuta Essa!

  6. Pingback: Sunn O))) – Kannon (2015) | Escuta Essa!

  7. Pingback: Godspeed You! Black Emperor – Luciferian Towers (2017) – Escuta Essa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: