Joss Stone – Water For Your Soul (2015)

joss-stone-water-for-your-soul

Diva do soul e do reggae?

por brunochair

Joss Stone, a musa-diva do soul contemporâneo, nunca foi dada a limitar-se. Em seus seis álbuns anteriores, a cantora sempre vagou por estilos diferentes, ampliando o seu repertório sonoro, musical. Mesmo que desenvolva uma música que seja consumida por milhões de pessoas no mundo todo, sempre tendeu a fazê-la de forma bela, firme e delicada, como ela própria. A alma de Joss Stone é a representação da sua música.

Ainda que o soul esteja sempre presente como pano de fundo de tudo que a cantora produziu até hoje, nada a impede de inovar. É uma personagem com representatividade no cenário da música internacional, com diversas premiações e indicações para o Grammy. Vendagem de discos sempre expressiva, também. Ou seja, Joss Stone agrada a gregos, troianos, americanos, brasileiros, ingleses, estadunidenses, italianos, espanhóis, israelitas… e tem deste público a licença poética para experimentar, criar, desenvolver.

Joss Stone lança o seu sétimo álbum agora, em 31 de Julho. Segundo algumas entrevistas prévias que Joss Stone concedeu às revistas americanas, a intenção do disco era desenvolver algo próximo da world music, que pudesse contemplar diversos estilos musicais: reggae, hip-hop, r&b. E, claro, nunca esquecer da soul music, o locus em que ela sente-se segura, e onde é intocável, musa.

Joss-Stone-021-1920x1200-672x372

Water Four Your Soul já começou a pipocar pela internet, de forma não oficial. E o resultado é bem interessante, e mostra uma vertente que Joss Stone não havia explorado – pelo menos não com a mesma intensidade. Das catorze músicas do disco, pelo menos oito delas tem o reggae como estilo predominante. É o reggae, o reggae pop, o ragga, o dub. Está tudo lá, como pano de fundo de oito das catorze músicas. E ditam o ritmo do disco, no fim das contas.

“Love Me”, primeira música do disco e já lançada como single, é prova desse clima mais “regueiro”. Interessante observar o trabalho vocal da cantora nestas canções com forte conotação reggae: ela está muito à vontade no estilo, e ao mesmo tempo é notório que ela mudou bastante seus recursos, sua forma de cantar para oferecer “alma do reggae” às suas canções. O resultado é, de fato, agradável aos ouvidos.

As oito músicas de reggae possuem a essência do estilo dentro de uma estrutura da pop music. Mais uma vez, Joss Stone pode ser considerada responsável por este sucesso. Não há como negar, também, a importância de todo o trabalho instrumental da banda que a acompanha – músicos que, certamente, possuem familiaridade com o reggae. Interessante observar como o dub e o ragga, de certa forma esquecidos em décadas passadas, foram incorporados à sonoridade do disco, com um toque bastante contemporâneo. Ponto para os produtores do disco, também.

Sobre as demais músicas do disco:

Reggae songs, temos “Cut The Line” (mais próxima do dub), “Wake Up” (muito ragga, lembra as músicas do Shabba Ranks), “Way Oh” (pop, com elementos do reggae), “Underworld”, “Molly Town”, “Harry’s Symphony” (dub reggae), “Clean Water” (reggae com pitadas de soul, estilo Motown anos 70).

As outras músicas flertam, realmente, com a word music. Temos ritmos caribenhos em “The Answer”, guitarra flamenca em “Let Me Breathe”, hip-hop em “Star”, r&b em “This Ain’t Love” e um clima oriental em “Stuck On You”. “Sensimilla” é uma música essencialmente pop, com contornos da r&b.

Enfim, podemos dizer que é um álbum de reggae da Joss Stone? Não. Podemos dizer que é um álbum em que as referências da reggae music, dub e ragga estão presentes de forma considerável, e acabam por ditar o ritmo do disco. Este sétimo álbum da cantora oferece outras possibilidades sim, ainda que em menor quantidade. Não sei se era essa a intenção, mas Water For Your Soul tornou-se uma fonte de criação para a reggae music, ainda que permeada por uma estrutura pop e propósitos grandiloquentes, tanto musicais quanto de alcance do público.

É a diva do soul, molhando seus pés e belos cachos louros nos mares da Jamaica.

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s