2015 Live/Ao vivo Resenhas Rock

Gov’t Mule – Stoned Side Of The Mule Vol. 1 & 2 (2015)

GovtMule-StonedSideOfTheMule

Tão bom quanto – ou melhor – que os Rolling Stones

Por Lucas Scaliza

O que acontece quando uma banda virtuosa, experiente, musical pra caramba e devotada ao rock clássico resolve gravar músicas da sua banda? Se a banda em questão for o Gov’t Mule, é bem possível que o resultado seja tão bom – ou melhor – do que faz a banda original. E é uma qualidade técnica e de interpretação acima da média que vemos nos dois volumes de Stoned Side Of The Mule, em que os americanos tocam ao vivo 13 músicas dos Rolling Stones, sendo quatro do clássico Sticky Fingers (1971).

Além de um trabalho extremamente consistente com suas próprias músicas, o Gov’t Mule tem lançado nos últimos anos trabalhos ao vivo que são excelentes mostras de sua vasta musicalidade. O triplo Dark Side Of The Mule, por exemplo, resgata um show em que a banda fez um tributo incrível ao Pink Floyd. E em Sco-Mule temos canções do grupo transformadas em jazz em um show com a participação do guitarrista John Scofield. Ambos shows cheios de energia, pegada e muita ênfase na instrumentação.

Considerando a natureza mais direta da música dos Rolling Stones, em Stoned Side Of The Mule há menos oportunidades de Warren Haynes e banda mostrarem toda a desenvoltura técnica que caracteriza o Gov’t Mule, mas em compensação está ali um entendimento do que pede a música de Mick Jagger, Brian Jones e Cia. “Angie”, “Wild Horses” e “Play With Fire”, por exemplo, nunca perdem a doçura original com o violão sempre presente. Embora Haynes seja também um ótimo vocalista, seu timbre de voz é bem diferente do de Mick Jagger e essa é a única grande diferença entre o Mule e os Stones originais. A voz de Jagger, afinal, é tão assinatura da banda quanto os riffs bluseiros e a afinação em Sol de Keith Richards.

Mas quando há oportunidade de criar e improvisar, o Gov’t Mule pisa em terreno seguro, mostra que vai mais longe que os Stones e conquista qualquer apaixonado pela música dos ingleses e apreciadores de um bom som ao vivo. Confira os solos de guitarra inspirados em “Monkey Man”, os refrãos insanos em “Doo Doo Doo Doo Doo (Heartbreaker)” e toda a improvisação que fazem em “Can’t You Hear Me Knocking”. O show começa e termina animado para ninguém colocar defeito, com “Under My Thumbs” abrindo o trabalho e “Brown Sugar” finalizando. E temos ainda “Paint It Black”, “Ventilator Blues”, “Shattered”, “Bitch” e “Slave” no repertório. Como se vê, um tributo para o fã dos Stones que está além dos hits “Satisfaction” e “Star Me Up”, que não fazem falta. (Mas confesso que gostaria de ouvi-los executando “Sympathy For The Devil” e “Jumpin Jack Flash”).

Além de completar as músicas da banda com um pianista e tecladista que abrilhanta as harmonias e melodias, o Mule colocou no palco o saxofonista Steve Elson, que participa na maioria das faixas, seja reproduzindo riffs clássicos no sopro ou mesmo solando. Elson se encaixa perfeitamente no Mule e nas músicas dos Stones (confira “Bitch” e “Slave”). Jackie Greene (do Black Crowes) também reforça a banda e responde por vários dos solos presentes no disco.

A primeira parte do show foi lançada ano passado, como parte do Record Store Day. Agora lançaram um vinil com o show completo. A apresentação ocorreu no Helloween de 2009, na Filadélfia, no Tower Theater. Não importa se você é devotado ao Mule ou ao Rolling Stones. Este registro é capaz de fazer você abrir os olhos para o que poderia estar perdendo de melhor das duas bandas.

 

2 comentários em “Gov’t Mule – Stoned Side Of The Mule Vol. 1 & 2 (2015)

  1. Pingback: Warren Haynes – Ashes & Dust (2015) | Escuta Essa!

  2. Pingback: Led Zeppelin – Physical Graffiti (1975) faz 40 anos | Escuta Essa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: