2015 MPB Nacional Pop samba

Mariana Aydar – Pedaço Duma Asa (2015)

mariana aydar pedaço duma asa

Quando as letras de Nuno Ramos encontram a voz de Mariana Aydar

por brunochair

Encontro. Pedaço Duma Asa, disco novo da Mariana Aydar, poderia receber diversas denominações e afirmações, mas definir o disco a partir da palavra “encontro” é uma boa oportunidade de começar a resenha. Há encontro quando dois rios se cruzam, quando pessoas se esbarram, quando amor e ódio disputam espaço na mesma pessoa. Há encontro também entre países, culturas e possibilidades de fruir a cultura e a música, exemplo esse tão bem desenvolvido por Fito Paez e Moska, no disco Locura Total. As artes, quando encontram-se, pulsam, harmonizam-se, conflituam-se, propõem a quem frui uma tarefa deliciosa de contemplar, de degustar, devorar, espantar-se. A arte, via de regra, propõe o encontro.

Neste caso, o encontro foi estabelecido. Mariana Aydar e Nuno Ramos. Ela, cantora e compositora de MPB, com uma carreira consolidada na área, ainda que esteja (somente) em seu quarto disco solo. Por sua vez, ele é artista plástico renomado, poeta, desenhista, videomaker, ensaísta, e tem uma habilidade incomum para escrever letras de música. Dois artistas que gostam de experimentar o múltiplo, abdicam dos limites artísticos e estabelecem novos diálogos e fronteiras. Pedaço Duma Asa é produto do encontro desses dois artistas, portanto. Enquanto Nuno Ramos assina todas as músicas (algumas sozinho, outras em companhia de Clima e Romulo Fróes), Mariana Aydar emprega a sua voz, trabalha nos arranjos e grava as canções prontas no estúdio montado em sua casa, na companhia de Brisa (sua filha) e Duani, que é marido de Mariana Aydar, e quem a ajudou nos arranjos e na produção do disco.

Gui Held, já conhecido tanto pela Mariana quanto por Nuno, foi convidado para desenvolver a linha de guitarra do disco. E assim, Pedaço Duma Asa foi tomando corpo nas letras de Nuno, na interpretação de Mariana, no estúdio, na produção de Duani. O encontro oferece ao ouvinte uma imersão pela arte compartilhada, desenvolvendo uma linguagem que dê vazão tanto para perdas (a mãe de Nuno) quanto para vidas (a maternidade de Mariana). Tais emoções estão diluídas em palavras, acordes, interpretações.

mariana aydar pedaço duma asa1

Pedaço Duma Asa é considerado (pela própria Mariana Aydar) o resultado de uma fase mais “samba triste”, que está bem sedimentada nas canções samba bossa “Saiba Ficar Quieto” e “Samba Triste”. Estas canções estão na sequência do disco, sendo um dos pontos fortes do trabalho. Há que se destacar, também, uma intenção mais minimalista em Pedaço Duma Asa. Mas há momentos em que a guitarra de Gui Held abre espaço e propõe uma sonoridade muito marcante – às vezes de forma bem rockeira (como na canção “Isso Pode”) e às vezes com uma pegada mais afro, como em “Dedo Duro”. Percussão e efeitos eletrônicos são outro “encontro” do disco. “Mamãe Papai” é exemplo concreto dessa convivência harmoniosa, demonstrando que existe um diálogo possível entre elementos tão distintos, para promover a arte.

Frutífero, o encontro ofereceu à MPB um trabalho de diálogo, para além dos limites musicais/artísticos. É a promoção da arte como forma de diálogo com olhos e ouvidos atentos. Uma justa homenagem a um encontro de dois artistas, que se conheceram em 2007, no Festival de Artes da Serrinha (Bragança Paulista) em 2007. Desde lá, tanto Nuno quanto Mariana continuaram a experimentar o diálogo, e Pedaço Duma Asa é a materialização deste encontro. Para quem aprecia a arte do encontro e o encontro das artes, eis uma ótima sugestão.

10 comentários em “Mariana Aydar – Pedaço Duma Asa (2015)

  1. quero ouvir …gosto mais das antigas…

  2. Pingback: Mariana Aydar – Pedaço Duma Asa (2015) | Dropbox File

  3. Pingback: Mariana Aydar - Pedaço Duma Asa (2015) - Free Mp3 Download Zippyshare Mediafire

  4. Pingback: Mariana Aydar – Pedaco Duma Asa (2015) | Dropbox File

  5. Pingback: Mariana Aydar – Pedaco Duma Asa (2015) | Rlsbb

  6. Pingback: Mariana Aydar – Pedaco Duma Asa (2015) | RLSdownloads

  7. Pingback: Mariana Aydar – Pedaco Duma Asa (2015) - OneDDL

  8. Pingback: Filipe Catto – Tomada (2015) | Escuta Essa!

  9. Pingback: Os Melhores Clipes de 2015 | Escuta Essa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: