2015 Resenhas Rock

Eagles of Death Metal – Zipper Down (2015)

eodm_zipper_down

Diversão sem culpa

Por Lucas Scaliza

A fanfarronice não tem fim. E se vier acompanhada de música boa, melhor ainda. É mais ou menos isso o que move a dupla Josh Homme (letrista, guitarrista e vocalista do Queens of the Stone Age) e o jornalista e músico californiano Jesse Hughes, que formaram a banda Eagles of Death Metal. Aos desavisados, um aviso: não há nada de death metal no som dessa dupla. É puro rock and roll californiano, animado, sujinho e safadinho (como já demonstra a capa). Como os outros discos do grupo, Peace, Love And Death Metal (2004), Death By Sex (2006) e Heart On (2008), Zipper Down é uma trilha sonora para qualquer festa com muita gente procurando farra, bebidas e emoções. Mas se quiser aproveitar a bagunça ao som desses caras, é melhor ser rápido: o disco é tão direto na veia que suas 11 faixas não chegam aos 35 minutos.

O Eagles of Death Metal é um projeto mais ou menos nos moldes do The Dead Weathers: amigos que amam a música e o rock se unem no tempo que suas agendas permitem e fazem música juntos. E em ambos os casos, boa música, resgatando um rock orgânico, fluido e sem muita frescura. Ainda assim, cheio de boas ideias. Direto sim, óbvio demais, não. Aliás, Homme e Hughes são amigos desde os tempos de colégio em Desert Palms.

eagles_of_death_metal_2015

A personalidade errática de Hughes fala alto em todas as faixas. Sua interpretação vocal é excelente e ele consegue criar quase que um personagem para cada faixa. A guitarra de Homme não é tão trabalhada quanto no QOTSA, porém está longe de ser básica, apresentando vários dos ritmos e timbres que veríamos em sua banda principal. “I Love You All The Time” é emblemática nesse sentido, contendo aquela pulsação relaxada do Eagles e as guitarras bem feitas, inclusive com escolhas harmônicas nada óbvias, do QOTSA.

Dodge And Burn, lançado pelo The Dead Weather há poucas semanas, é um disco divertido, mas cada faixa tenta apresentar um pouco do que Jack White, Alison Mosshart, Dean Fertita e Jack Lawrence podem fazer juntos sem a pressão de suas bandas principais. Em vários momentos, chega a ser até um pouco pretensioso, não parecendo um projeto paralelo do quarteto. Zipper Down não é pretensioso dentro do rock, mas tem qualidades de sobra para estabelecer o Eagles of Death Metal como uma banda de verdade, com características bastante próprias. Aliás, pode não ser para Josh Homme, mas para Jesse Hughes o grupo é o projeto musical principal de sua vida como músico.

O quarto disco da dupla é barulhento (“Got a Woman” e “The Reverend”), surpreendente (“Skin-Tight Boogie” e um puta cover de Duran Duran para “Save a Prayer”), e tem até um pouco de rockabilly (“The Deuce”) e de rock alternativo (“Oh Girl”), sem falar nas poderosíssimas “Got The Power”, “Silverlake (K.S.O.F.M)” (com backing vocals da estrela pornô Tuesday Cross) e a garageira “Complexity”.

Um disco feito para ser divertido, como Zipper Down, não tem a gravidade necessária de um disco que almeja ser emblemático de uma era, uma época ou coisa assim (Kanye West que o diga). Mas agrada quem está disposto a um rock que parece simples, mesmo não sendo tão simples assim no final das contas. Marks To Prove It, do Maccabees, e até -+, do Mew, possuem essa pretensão de ser algo mais para a música, mesmo flertando com o pop. O Eagles of Death Metal é uma proposta mais relaxada, para amigos curtirem e beberem juntos. Nada de tentar salvar o rock (que não precisa de salvação) ou reinventar o estilo. No final, o que pesa mais – e é o que esperamos, sem dúvida – é a personalidade brincalhona de dois amigos que se divertem sem culpa e nem peso sobre os ombros.

eagles-of-death-metal-zipper-down

4 comentários em “Eagles of Death Metal – Zipper Down (2015)

  1. Pingback: Iggy Pop – Post Pop Depression (2016) | Escuta Essa!

  2. Pingback: Lady Gaga – Joanne (2016) | Escuta Essa!

  3. Pingback: Queens Of The Stone Age – Villains (2017) – Escuta Essa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: