2015 Jazz Pop Resenhas

José James – Yesterday I Had The Blues – The Music Of Billie Holiday (2015)

JoseJames_YesterdayIHadTheBlues_cover

Tributo de José James para Lady Day traz nove canções entre o blues e o jazz, sem arriscar muito 

por brunochair

Em 2015, celebramos 100 anos do nascimento de uma das maiores expoentes do jazz de todos os tempos, Billie Holiday (Lady Day). Geralmente, nestas datas comemorativas surgem materiais inéditos do artista em questão, remasterização dos trabalhos existentes, ou mesmo homenagens de outros artistas. No caso de Lady Day, todos os esforços em relação à recuperação de seu material fonográfico foi realizado. Então, nos resta ouvir as suas lindas (e sempre atuais) canções, bem como ouvir, sem qualquer tipo de preconceito, os tributos direcionados a ela.

José James, cantor estadunidense de origens panamenhas e irlandesas, é o responsável pelo tributo chamado Yesterday I Had The Blues – The Music Of Billie Holiday. Lady Day foi uma cantora venerada no jazz, mas transformou toda a sua cruciante experiência de vida em música. Portanto, ainda que não na sonoridade, em sua essência Lady Day portava uma proximidade com o blues.

É sob este aspecto que José James arregimenta o seu tributo: a releitura de nove músicas da cantora, partindo para uma estética musical soft blues. No entanto, devemos enfatizar duas questões: primeiro, que o tributo não perde de vista (em nenhum momento) o jazz; segundo, que José James respeita por demais as canções de Lady Day, e por conta disso não temos mudanças significativas nas estruturas originais das músicas.

Quanto a primeira questão, vale ressaltar a banda de apoio de José James para este tributo/projeto: o pianista Jason Moran, o baterista Eric Harland e o baixista John Patitucci. Para quem gosta ou estuda jazz, qualquer um destes nomes não passa em branco. Os três instrumentistas dão sustentação a esta estética buscada por James neste disco, e ao mesmo tempo dão esse caráter mais “clássico” para o trabalho.

Quem já conhece a carreira de José James conhece a versatilidade do cantor, que já transitou pelo hip-hop, world music e soul. Aliás, o melhor disco lançado por ele (opinião do resenhista, sujeita a opiniões de cada um) é No Beginning No End, de 2013. É um disco bastante diversificado, trazendo desde composições mais próximas do soul, até uma música que parte para uma good vibe meio reggae, meio Jack Johnson, chamada “Come To My Door”. Essa música tornou-se a mais conhecida dele.

Ou seja, José James não possui um território definido na música. Avaliando Yesterday I Had The Blues – The Music Of Billie Holiday, chega-se à conclusão que é um excelente tributo, porém “clássico” demais. Como exemplo, temos a canção “Good Morning Heartache”, a primeira do disco. É um belo registro, mas perde em frescor para a regravação feita por Jamie Cullum e Laura Mvula para o disco de Cullum do ano passado, Interlude.

Já a canção “Fine and Mellow” ganhou uma versão poderosa, muito mais calcada no blues. A música original dá essa possibilidade da música ser explosiva, e José James conseguiu transportá-la para o blues/jazz com grande categoria. Aliás, os três instrumentistas já citados fazem excelente trabalho, mas (sobretudo) Jason Moran é brilhante. Na canção “I Thought About You” ele lança mão de lindos fraseados, e José James termina a música de forma estupenda. É, também, dos destaques do disco.

Enfim, o registro de José James é muito interessante, e faz jus às nove canções de Lady Day. Talvez tenha faltado ao cantor arriscar um pouco mais, arejar as músicas, que já são clássicas por si mesmas.

JoseJames_2_JanetteBeckman.jpg-e1429894097731

Anúncios

0 comentário em “José James – Yesterday I Had The Blues – The Music Of Billie Holiday (2015)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: