Emmerson Nogueira – Versão Acústica 5 (2015)

emmerson_nogueira_versao_acustica_5

Com uma continuação digna para um grande projeto, Emmerson Nogueira prova que sabe o que faz

Por Gabriel Sacramento

Emmerson Nogueira é o criador de um projeto admirável: o Versão Acústica. Consiste na regravação de clássicos do rock/pop mundial em versão acústica/folk. O projeto foi iniciado em 2001 e o sucesso permitiu que o artista o continuasse até chegar à quinta versão, lançada no dia 30 de novembro.

Desde então, o disco tem se saído bem, inclusive se tornou um dos mais vendidos no iTunes. Isso mostra o quão relevante tem sido projetos nesse formato voz e violão. Recentemente, Caetano Veloso e Gilberto Gil lançaram em CD e DVD um show gravado este ano durante a turnê Dois Amigos, Um Século de Música. O projeto foi todo concebido no formato voz e violão. Nando Reis, ex-baixista dos Titãs, também cooperou para o aumento da visibilidade do formato acústico com seu novo lançamento Voz e Violão – No Recreio – Volume 1, em que o ruivo canta clássicos da sua carreira adaptados à simplicidade, no que diz respeito ao número de instrumentos. Lá fora o formato também segue bem vivo. Recentemente Anathema lançou A Sort Of Homecoming, Placebo o MTV Unplugged e até mesmo o Pain of Salvation tiraram os violões do case para fazer o 2º acústico da carreira, Falling Home (2014).

emmerson_nogueira_2015

Criar arranjos acústicos para músicas consagradas com o formato “banda” não é uma tarefa fácil. Mas Emmerson Nogueira vem provando que consegue fazer isso muito bem. Destaco a versão do músico para a famosa canção “Smoke on The Water”, lançado no primeiro disco – Versão Acústica (2001). A versão é maravilhosa. Nogueira soube colocar muito bem aquele icônico riff sem prejudicar a veia folk da versão.

Quanto ao Versão Acústica 5, é difícil apontar algum destaque, pois todas as músicas são especiais. O repertório selecionado por Nogueira é excelente, trazendo um ecletismo bem interessante para o formato. Mesmo sendo injusto com a obra no geral, deixando de lado diversos ótimos momentos, apresento o que mais me chamou a atenção: “Goodbye Yellow Brick Road” de Elton John, a soulful “I Just Called to Say I Love You” de Stevie Wonder, a maravilhosa “Wonderful Tonight” de Eric Clapton, “Ben” de Michael Jackson, “Love of My Life” de Queen e “Imagine” de John Lennon soam sublimes na voz de Emmerson, transmitindo uma candura e tranquilidade impressionantes. Além disso, as músicas soam tão boas nessas versões que parecem ter sido compostas para esse formato.

A voz dele também está ótima. Nogueira faz questão de trabalhar a suavidade e vocalizações mais amenas em todas as canções. O cantor prioriza o simples, sem exageros desnecessários. Isso funciona bem, já que a preferência no repertório é por músicas mais calmas. Os arranjos possuem leves toques de outros instrumentos e vocais de fundo que complementam a essência: a voz e o violão. Tudo soa bastante harmonioso.

Ressaltando o que já disse, interpretar clássicos como esses não é fácil, como muitos pensam. As músicas e seus arranjos foram concebidos em mundos específicos (cada uma dentro de seu estilo musical), por isso é difícil adaptá-las a outras vertentes musicais sem sacrificar a essência das mesmas. Colocar personalidade em melodias já conhecidas requer muito, mas muito trabalho (quem canta vai entender o que estou querendo dizer). Mas em seu quinto disco de acústicas, Emmerson Nogueira tira de letra o que para muitos seria algo extremamente árduo. Mesmo sendo um disco de covers, é necessário admitir que o trabalho tem poder e capacidade para estrelar no meio de discos autorais, tamanha é a desenvoltura do intérprete.

Nogueira já é conhecido por seu trabalho em converter músicas famosas para um padrão acústico. E que continue assim, visto que ele é bastante competente no que faz e em cada versão nos surpreende mais e mais. Um dos melhores discos deste final de ano e uma continuação digna para um projeto incrível. Se você estiver sem ideias sobre o que presentear neste Natal, considere esse disco. Altamente recomendado.

spotify:album:4y2bS5ncku61vlxoywdyZh

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s