2015 Indie Resenhas Rock

Superheaven – Ours is Chrome (2015)

superheaven ours is chrome

O grunge e o rock alternativo dos anos 90 em 2015

por brunochair

Superheaven é uma banda de Doylestown (Estado da Pennsylvania) formada em 2008 por Taylor Madison e Jake Clarke (nas guitarras e vocais), Joe Kane (baixo) e  Zack Robbins (bateria). A banda é conhecida por fazer algo próximo do rock alternativo, mas na primeira audição de um dos discos da banda você já percebe uma proximidade muito forte com o grunge dos anos 90.

Ainda que os integrantes tenham dito em entrevistas que não gostam muito dessas comparações com o grunge, não há como lembrar de Silverchair, Soundgarden, Bush, Nirvana e Smashing Pumpkins ao ouvir os dois discos que a banda até agora lançou ao público: Jar, de 2012; e Ours Is Chrome, lançado em 2015. Vejam vocês que são bandas importantes da década de 90, e é exatamente nos 90’s que a banda se apóia como inspiração e como mote para criatividade.

Como mencionamos na resenha sobre o disco de estreia de Leon Bridges, a inspiração se faz presente para criar algo novo, e não para uma mera cópia do que já existiu. Portanto, a banda consegue desenvolver uma sonoridade própria, bastante calcada no poderio das duas guitarras e dos excelentes vocais, e em alguns espaços surge um baixo raivoso e grave, que dá ainda mais peso ao já existente.

superheaven ours is chrome1

Duas curiosidades:

1- o nome do álbum (Ours is Chrome) é uma metáfora relativa ao sucesso. Partindo da ideia do cromo (que é brilhante por fora e oco por dentro) assim é a vida de uma banda do meio alternativo, que pode chegar até a fazer vários shows fora do país e possuir um relativo sucesso. Porém, isso não implica em uma melhoria nas condições financeiras, sucesso com as mulheres, etc.

2 – Ours is Chrome foi lançado pelo selo SideOneDummy nos Estados Unidos; no Brasil, também houve lançamento na mesma data, através do selo Heart Bleeds Blue. O disco foi produzido por Will Yip, que também participou das gravações dos discos do Turnover, Title Fight, Circa Survive e também do primeiro disco do Superheaven, o já mencionado Jar.

Portanto, para quem curte o grunge e o rock dos anos 90, fica a recomendação de um ótimo disco lançado em 2015.

Melhores músicas: “I’ve Been Bored”, “All The Pain”, “Downswing” e “Blur”.

Anúncios

0 comentário em “Superheaven – Ours is Chrome (2015)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: