2015 Pop r&b Reggae Resenhas

OMI – Me 4 U (2015)

 

OMI tenta um som animado e dançante, porém sem força para durar no tempo

Por Gabriel Sacramento

O jamaicano OMI fez um estrondoso sucesso no verão de 2015, com uma canção reggae pop chamada “Cheerleader”. O single foi uma das músicas mais vendidas no ano. A canção já havia sido gravada anteriormente, mas ficou famosa com a versão remixada do DJ  Felix Jaehn, liberada em 2014 e ganhando notoriedade mundial em 2015.

Aproveitando o sucesso, em outubro do mesmo ano OMI lançou o seu primeiro disco – Me 4 U. Segundo o cantor, o título reflete o seu desejo de entregar um presente aos fãs (4 u é um jeito informal de escrever “para você”, em inglês). Sobre a sonoridade do disco, OMI declarou que seria algo que apresentasse a diversidade da sua música e não somente o estilo do primeiro single. “Todas as canções são diferentes e especiais”, afirmou o jamaicano em uma entrevista.

omi_2015

A Jamaica é conhecida mundialmente como o grande berço do reggae, consagrado pelo cantor Bob Marley. Os costumes da ilha caribenha e sua musicalidade estão presentes na proposta sonora de OMI – uma música feliz, feita para dançar no verão, em uma bela ilha tropical. No entanto, OMI não faz referência somente à música jamaicana, mas traz um pouco do EDM americano também.

OMI deveria trazer boas canções, empolgantes e agradáveis, certo? Porém, não é isso que temos aqui. Me 4 U apresenta um conjunto de faixas um tanto insossas, com bases pouco criativas e elementos deslocados que não contribuem com o desenvolvimento das mesmas. A voz do cantor que, segundo ele, não foi tratada com autotune, é até boa, se comparada com o estilo de alguns vocalistas pop. Mas os arranjos e as molduras musicais tornam as canções sofríveis. As escolhas de arranjo realçam a falta de criatividade e constituem um importante fator que pesa contra o disco.

“Cheerleader” – o grande sucesso do vocalista – abre o disco. A música possui um trompete deslocadíssimo passeando por ela, tão bem direcionado quanto um cego em meio à um tiroteio. Além disso, há instrumentos percussivos ao fundo que poderiam soar melhor e contribuir para o aspecto dançante da faixa, mas são mal aproveitados. O excesso de simplicidade prejudica bastante a música, que funciona como o carro-chefe do álbum. “Babylon” tem um refrão que poderia estar no disco Royalty do Chris Brown, com harmonias vocais que até funcionam bem. Porém sua base rítmica não convence. “Drop in The Ocean” é uma canção tropical e tipicamente jamaicana. Possui até alguns elementos bem sacados, mas perde força quando a base rítmica começa. A veia reggae é mais facilmente notada em “Midnight Serenade” que é um pouco melhor que as anteriores. “These Are The Days” é formulada para pistas e não tem nada de mais. “Color of My Lips” também não impressiona, pelo mesmo motivo.

A falta de criatividade com relação às bases instrumentais das canções representa um demérito à qualidade do disco. As bases soam simples demais, leves e pouco dinâmicas. Se OMI decidisse incluir mais de reggae em seu disco, por exemplo, o resultado seria mais satisfatório. Os vocais do jamaicano não são ruins, mas não funcionam tão bem quanto funcionariam se as bases fossem outras.

Será que o OMI não acertou a mão neste disco? Sim, acertou. Na faixa-título, com a participação de Sarah West, ele trabalha uma interpretação bem interessante, utilizando a suavidade em seu favor, com falsetes acertados. A voz da cantora convidada soa muito bem combinada com a dele. Embora a música falhe no mesmo ponto das outras – a fraca base rítmica que soa muito deslocada do propósito da música –, esse problema não chega a ofuscar o brilho da boa performance dos vocais.

Me 4 U pode até fazer sucesso e vender bastante – principalmente depois do hype com a música de abertura. Mas não tem força para durar por muito tempo. É um típico disco de verão e tão passageiro quanto.

spotify:album:7cVXH4slEYzGjDh498OFyL

omi_cheerleader_2015

Anúncios

0 comentário em “OMI – Me 4 U (2015)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: