2016 r&b Rap/Hip-Hop Resenhas

Whiz Khalifa – Khalifa (2016)

Khalifa traz mais do mesmo hip-hop cheio de boas melodias e mantém regularidade da discografia

Por Gabriel Sacramento

Wiz Khalifa é um veterano e respeitado rapper. Assim como Rick Ross (você verá muitas comparações com Mr. Catra americano durante este texto), ele começou em 2006, lançando Show and Prove. Mas foi quando entrou na Atlantic e lançou o disco Rolling Papers – que tem o sentido mais literal possível: “enrolando papeis”, fazendo referência explícita à maconha – em 2011, que o rapper estourou. Ele também ficou bem conhecido entre os fãs da franquia Velozes e Furiosos com a música “See You Again”, em parceria com Charlie Puth, que entrou para  a trilha sonora do mais novo filme.

Feita a apresentação do cara, temos que considerar alguns pontos: a música dele é repetitiva e baseada em ideias simples. Samples minimalistas, com ênfase nas batidas, vocais “rapeados”, vocais melódicos e as letras, que assim como as do Rick Ross, refletem e exaltam o seu estilo de vida – drogas, sexo, dinheiro e tudo mais. Ou seja, não há nada  inovador na música do Khalifa.

wiz_khalifa_2

Mesmo assim, o cara consegue criar boas canções e emplacar bons discos. Seu début é muito bom e ele mantém a regularidade da carreira até o penúltimo – Blacc Hollywood (2014). Mesmo sendo repetitivo, Khalifa cativa com suas melodias e suas letras bem colocadas, faladas de uma forma a marcar o ouvinte e nos fazer pensar – ainda que seja sobre seu louco estilo de vida -, na maioria das vezes.

Seu novo trabalho, intitulado Khalifa, decepcionou quem esperava algo diferente, ou até mesmo mais pessoal. Bem, de pessoal mesmo só temos aqui a participação do filho do rapper, Sebastian, em “Zoney”, no final, interagindo com ele. Bem como a letra desta. Fora isso, não temos nada que invada sua vida íntima e traga mais detalhes de quem realmente seja Wiz Khalifa. O que podemos ver são aquelas típicas letras de hip-hop, do estilo “Eu era pobre e agora sou rico, rico não, muito rico”, recheadas de palavrões e gírias como “nigga”. Nada novo, apenas o velho padrão lírico do hip-hop.

Musicalmente, Khalifa traz mais do seu ponto mais forte: melodias. Em alguns momentos, ele mesmo executa vocais melódicos, como em “Call Waiting”. As faixas trazem aquele belo mix entre a simplicidade das bases de hip-hop, com molho R&B para os vocais do disco. É o caso de “BTS”, “Celebrate”, “Make a Play”, “Elevated” e “City View”, nas quais podemos também notar o uso de delays sobre os vocais e outros efeitos espertíssimos, que geram um resultado muito interessante.

Como em qualquer disco de hip-hop, o álbum traz diversas participações de cantores e rappers como Travi$ Scott, Ty Dolla $ign e Rico Love. As participações complementam o disco, mas não trazem nada de diferente que mereça destaque.

Na resenha do Rick Ross, disse que seu novo disco era mais do mesmo e não impressionava tanto quanto o seu primeiro. Khalifa, mesmo trazendo mais do mesmo também, ainda impressiona pela sua musicalidade. Ainda temos melodias poderosas e interessantes, além de seu jeito de cantar rapeado, que faz valer a pena a audição. Vale elogiar a regularidade do cara, com mais um disco que mantém o padrão de qualidade dos outros.

Porém, assim como o novo do Kanye West, que peca por letras fracas, Khalifa tem esse defeito. As letras não são o ponto forte do disco, sem nada de marcante ou inovador. Contudo, Khalifa é louvável por suas boas ideias no que tange a escolha de efeitos, bases legais e sua aproximação com o R&B. Se for fã de hip-hop, não pode nem pensar em não ouvir esse disco.

wiz_khalifa_2016

Anúncios

4 comentários em “Whiz Khalifa – Khalifa (2016)

  1. Pingback: BadBadNotGood – IV (2016) | Escuta Essa!

  2. Pingback: Snoop Dogg – Coolaid (2016) | Escuta Essa!

  3. Pingback: Tove Lo – Lady Wood (2016) | Escuta Essa!

  4. Pingback: Joey Bada$$ – All-Amerikkkan Bada$$ (2017) | Escuta Essa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: