2016 Indie punk Resenhas Rock

Nada Surf – You Know Who You Are (2016)

Grupo consolida sonoridade mais cool, com disco bem melódico e interessante

Por Gabriel Sacramento

O Nada Surf é uma das melhores bandas de rock alternativo que surgiu nos anos 90. Classificados de one hit wonder, devido ao sucesso do hit “Popular” de 1996, lançado no ótimo debut High/Low, o grupo passou por alguns altos e baixos na carreira, mas permanece firme até hoje lançando discos e chamando a atenção.

A sonoridade dos nova-iorquinos sempre esteve relacionada com o indie rock, com minimalismos, guitarras furiosas e diretas, mixadas com vocais melódicos cativantes. Com o passar dos anos, a sonoridade foi naturalmente mudando, para algo menos pesado e mais cool.

Nada-Surf-2016_2

You Know Who You Are (chamarei aqui de YKWYA) é o segundo disco em que Doug Gillard reforça as guitarras da banda, junto com Matthew Caws, que também é responsável pelos vocais. Se você espera mais peso e sujeira por causa das duas guitarras, irá se desapontar: YKWYA é leve e feel good, com destaque para melodias bem agradáveis e difere da energia inicial semipunk dos primeiros álbuns.

“Friends Hospital” tem um ar nostálgico para os fãs de longa data, com a sonoridade simples, lenta e direta que caracterizava os discos noventistas, ainda que sem toda aquela sujeira. Bem como “New Bird” – que versa sobre um homem que ama seus pais, mesmo que eles o rejeitem por sua crença religiosa – e “Out of The Dark”. O enfoque nas melodias calmas e simpáticas é percebido em canções como “Rushing” e “Animal”, que possui um violão muito bom conduzindo a canção. A tranquilidade e o clima cool chama a atenção na repetitiva “Gold Sounds”. No mais, alguns exageros melódicos foram registrados em “Cold To See Clear” e “Believe You’re Mine”, que não soam tão bem como as outras. Tirando esses dois pontos negativos, o disco é coeso e bem sólido.

Comparando com o último disco do grupo – The Stars Are Indifferent to Astronomy (2012), YKWYA mostra que o grupo está se adaptando bem a uma sonoridade mais moderna, simples e menos pesada. No anterior, a banda ainda se mostrava em busca do equilíbrio entre as alusões aos elementos musicais dos anos iniciais e a sonoridade nova. Essa busca parece ter sido finalizada neste álbum. Eles se encontraram e demonstram consistência com as novas faixas.

You Know Who You Are representa o esforço de um grupo que quer tentar fugir do passado de one hit wonder e mostrar que é capaz de chamar a atenção para seus discos e não somente à faixas específicas. O grupo atinge em cheio seu objetivo. Todas as canções se unem para reforçar a mensagem que o grupo quer passar e uma complementa bem a outra.

YKWYA é um bom disco. Representa uma melhora com relação ao último, tendo mais poder para convencer os ouvintes acerca da nova fase do agora quarteto americano. É menos roqueiro, menos punk, mais introspectivo, lento e pacato. Porém o grande ponto forte do grupo continua lá: melodias indie cativantes e muito interessantes.

nada-surf-2016

Anúncios

1 comentário em “Nada Surf – You Know Who You Are (2016)

  1. Pingback: Drowning Pool – Hellelujah (2016) | Escuta Essa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: