2016 Eletronica Pop Resenhas

Tove Lo – Lady Wood (2016)

Sensual, climática, imaginativa, acessível

Por Gabriel Sacramento

Tove Lo faz parte de uma geração de artistas pop que tem pensado o estilo de uma forma diferente. Seu disco de estreia, Queen of The Clouds (2014), confirma isso pelo fato de ser conceitual e mesmo assim soar pop eletrônico acessível. Em seu novo trabalho, Lady Wood, a sueca investe em sensualidade e ousadia para continuar escrevendo seu nome na cena pop com destaque.

Cena que já teve o ABBA, um dos grupos mais importantes da história da música popular na Europa e que influencia muita gente por lá até hoje. Tove Lo tenta dialogar com o público jovem, exigindo um pouco mais de raciocínio para pensar suas temáticas e para entender a sua musicalidade.

tove_lo_victoriastillwell
Foto: Victoria Stillwell

A capa do disco já sugere algo bem ousado. E a influência da Madonna não fica só na capa, mas vai também à sensualidade das letras e à atitude.

Fazendo um paralelo com Lady Gaga, um fenômeno do eletropop anos atrás, podemos compreender ainda mais os detalhes que fazem a diferença no som da sueca. Gaga, no início da carreira, soava grandiloquente, superdançante, com bases eletrônicas cheias e pesadas. Já Tove Lo busca caminhos mais simples, mais calmos e menos baladeiros para expressar os seus sentimentos.

E põe sentimento nisso! Se no primeiro disco ela falou de relacionamentos que acabam de forma dolorosa, neste ela faz questão de contar algumas histórias de suas relacionamentos, mas fugindo dos clichês. A faixa título, por exemplo, traz uma expressão que faz referência à excitação sexual feminina (“Lady Wood”), enquanto fala sobre sua resistência diante de um relacionamento com alguém mal visto pelas pessoas. Já em “Cool Girl”, ela brinca com os diferentes significados da palavra “cool” (que pode ser legal e fria). E em “Influence”, ela fala sobre o poder da influência externa sobre as pessoas.

Musicalmente, o disco envereda pelo eletropop, com um pouco de synthpop. Podemos perceber sintetizadores bem timbrados, beats simples, bases econômicas bem profundas e distantes e reverberações pesadas. Em casos como “Imaginary Friend” é impressionante como ela trabalha os ecos e a grande quantidade de reverb mixada à melodias bonitinhas. Soando bem espacial e imaginativa. Ao contrário da vibe pra cima do pop encharcado de synths para as pistas, temos em Lady Wood simplicidade e preferência por elementos mais climáticos. Em alguns momentos, soa levemente dançante, mas as bases continuam as mesmas e o bom gosto por timbres também.

“Influence” escancara esse tipo de escolha da cantora em se tratando de bases sintetizadas. A base soa distante e minimalista, enquanto seus vocais soam mais próximos, mais suaves e acessíveis. O mesmo acontece na faixa-título, com uma base surpreendente de tão simples. A participação de Wiz Khalifa em “Influence” não impressiona e traz um problema que temos discutido muito nos podcasts (aqui e aqui): a participação de rappers em músicas pop, dentro de um espaço curtíssimo, que não permite que o rapper possa se desenvolver, nem contribuir significativamente para a faixa. O timbre de sintetizador de “Cool Girl” lembra de cara o que fora usado em “Hang Me Out To Dry”, no disco do Metronomy deste ano. Já “WTF Love Is” segue uma linha mais dançante, mas ainda assim com uma  base densa e linear.

Fazendo um pop bem elaborado, com letras bem escritas e sonoridade que foge do mais fácil, Tove Lo reafirma seu potencial de se tornar uma grande referência no pop sueco. Ela busca ser sincera com sua música, entregando um álbum consistente. Nos intriga a forma como ela soa acessível e ao mesmo tempo climática, minimalista e alternativa. É instigante também a forma como ela escolhe temas comuns e os aborda de uma forma pouco comum e profunda. Um disco pop que vale a pena ser ouvido várias e várias vezes.

tove_lo_2015

Anúncios

1 comentário em “Tove Lo – Lady Wood (2016)

  1. Pingback: Katy Perry – Witness (2017) | Escuta Essa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: