2016 Eletronica r&b Rap/Hip-Hop Resenhas

Kaytranada – 99,9% (2016)

Sabe fazer boas e criativas bases eletrônicas, misturá-las com R&B e hip-hop de um jeito bem inteligente? O Kaytranada sabe.

Por Gabriel Sacramento

O jovem haitiano, que já tinha uma carreira na música – com versões de outros artistas, composições próprias que foram gravadas por outros e um nome com reconhecimento considerável –, gravou um début convincente trazendo o melhor da mistura R&B, hip-hop e música eletrônica de uma forma inventiva e expansiva.

Expansiva porque ele vai além dos limites de cada estilo que aborda e mostra que não há limites para suas experimentações. Ele aplica suas ideias com muita liberdade em 99.9% e extrai o melhor de cada convidado.

kaytranada_2016

Kaytranada chamou um time competente para ajudar a fazer seu primeiro disco. Gente que foi muito elogiada esse ano, como Anderson .Paak e BadBadNotGood. Além de Vic Mensa, Craig David, o duo AlunaGeorge – destaque da nova geração da  música eletrônica –, entre outros. As composições são assinadas por autores variados, mas a produção é só dele. Kaytranada manteve controle criativo de tudo o que entrou em seu álbum.

Isso só reitera o quanto o jovem é absurdamente bom no que faz. Além de criar os beats, samples e bases eletrônicas das canções, ele também controla o direcionamento das faixas e como as participações se encaixam em cada uma delas.

Kaytranada não vê limites na hora de desenvolver suas ideias. As experimentações vão desde utilizar um sample da voz de Gal Costa – em “Lite Spots”, na qual ele adequa a gravação de “Pontos de Luz” (1973) ao seu ritmo e faz soar tão boa e tão groovada quanto às outras do álbum – até brincar com timbres e texturas, como em “Breakdance Lesson N.1”, umas das poucas faixas que ele não conta com participação especial.

“Got It Good”, com Craig David, é uma das melhores faixas R&B do ano e mostra como Kaytranada domina o estilo muito bem. No trap “Drive Me Crazy”, Vic Mensa lança seu rap sobre a base do produtor, resultando em uma faixa forte, poderosa e marcante. “Weight Off” possui a equipe do BadBadNotGood em uma faixa mais orgânica, com muito groove e uma timbragem excelente. O baixo é um dos destaques. Lá pro meio, na hora do break, a música deixa soar o sintetizador com trêmolo, fica mais climática e volta mais densa. A jazzística “Despite The Weather” é outras das poucas em que Kaytranada aparece sozinho e funciona como um ótimo interlúdio entre a melódica R&B cheia de elementos “One Too Many” e o hip-hop de “Glowed Up”, com Anderson .Paak. “Leave Me Alone” mescla uma base profunda, com um ritmo mais dançante, mas ainda dentro do conceito experimental do trabalho.

Como um bom produtor, Kaytranada conta com uma boa equipe de músicos que cantam, tocam ou fazem rap enquanto ele cuida para tornar tudo coeso e logicamente conectado. Todos os artistas que participam deixam suas características e trejeitos impressos nas faixas, mas tudo obedece à mente do haitiano e ao seu desejo de soar diferente e interessante.

Seja brincando com bases profundas, cheias de groove, climáticas ou com timbres e texturas, Kaytranada apresenta uma música em que atua como se fosse um cientista testando fórmulas em seu laboratório. As faixas se conectam muito bem e todas juntas trabalham para tornar o álbum uma experiência diversificada e inspiradora. O jeito como o produtor explora os elementos que compõem as faixas nos deixa curiosos para saber mais do processo de composição.

99.9% é um caldeirão musical, com elementos de hip-hop, R&B e subgêneros da música eletrônica como future house e trap. Um disco que soa como um só, mesmo que guarde várias nuances bem distintas. 99.9% de chance de ser um dos destaques musicais do ano.

E você tem 99.9% de chance de ouvir e curtir.

kaytranada_2

Anúncios

1 comentário em “Kaytranada – 99,9% (2016)

  1. Pingback: Sampha – Process (2017) | Escuta Essa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: