2017 country Folk Resenhas Rock

Chris Stapleton – From A Room: Volume 1 (2017)

Um disco emocionante, forte, energético e gostoso

Por Gabriel Sacramento

Se você acompanhou o cenário da música e das premiações em 2015, sabe que o disco do Chris Stapleton foi um dos mais reconhecidos. O cara ganhou Grammy, Billboard Music Awards, Country Music Association Awards e outros com o disco Traveller, sendo um dos artistas mais comentados daquele ano. Tudo isso é impressionante para qualquer álbum de qualquer artista, mas no caso de Stapleton, o efeito foi ampliado, já que era seu primeiro trabalho.

Em seu novo disco, From A Room: Volume 1, Stapleton trabalhou novamente com o produtor Dave Cobb e nos trouxe uma série de ótimas canções, de novo. Se Traveller tinha uma sonoridade que parecia ao vivo, como se o músico estivesse se apresentando bem na sua frente, From a Room… soa um pouco mais dentro do estúdio. E a mix é mais polida também. Mas nada disso tira o brilho e a energia das faixas, intrínsecas ao estilo do compositor de Nashville.

chris_stapleton-2017

“Broken Halos” é uma música simples, bem voltada ao country, fácil de assimilar e ótima para começar o disco. “Last Thing I Needed, First Thing This Morning” deixa evidente a ótima timbragem da guitarra principal, um dos destaques do disco, tocada pelo próprio Stapleton. Além disso, é uma balada tocante e poderosa. Em “Second One To Know”, Chris chama a sua guitarra para a frente, numa faixa mais roqueira conduzida por um riff forte. A voz do cantor se encaixa tão bem aqui quanto nas faixas mais emocionais.

Em Traveller tínhamos uma balada chave que partia nossos corações (“Sometimes I Cry”). Dessa vez temos “I Was Wrong”, outra das ótimas baladas, cortante e precisa, com a potência vocal e o ótimo timbre jogando a favor do cantor. “Death Row” chega mais perto do blues, com típicos fills de guitarra um pouco mais distorcida intermitentemente vindo à luz. “Up To No Good Livin'” é a mais caipira do álbum, com direito à slide e backing-vocal feminino e todo o sotaque sulista de Stapleton deixando as referências bem claras.

Compositor de longa data, cooperador de diversos artistas famosos (Adele, Luke Bryan, Peter Frampton), Stapleton deu o primeiro passo em 2015 para uma carreira solo. O debut foi um sucesso e o segundo prova que o artista está sabendo firmar bem seus passos na longa caminhada da estrada da música. O grande destaque da musicalidade do cantor é a sua capacidade de misturar detalhes de estilos diferentes – southern rock, country, bluegrass, soul, blues -, demonstrando total domínio de tudo que insere nos discos. É difícil rotular o que ele faz, até porque sua música não possui pretensão de ficar enclausurada em rótulos, mas visa ser uma expressão pessoal, sincera e singular.

Chegando sem medo no cenário do country – cenário que já teve nomes como Taylor Swift e que hoje conta com nomes como Sturgill Simpson, Blake Shelton e Eric Church -, Stapleton se diferencia dos demais, tanto pelo jeito como coloca sua guitarra nas faixas, flertando com o rock, quanto pela forma de dar vida às letras, com interpretações envolventes, que são capazes de fazer até um robô derramar lágrimas de emoção. É bem provável que o feito do primeiro disco, no que diz respeito às premiações, não se repita. Mas a qualidade do primeiro álbum foi repetida e ouvir tanto um quanto o outro é uma experiência igualmente maravilhosa.

E mais uma vez Dave Cobb conseguiu um ótimo resultado. O produtor, que tem sido também o mentor do Rival Sons na carreira bem-sucedida do grupo, tem se mostrado bastante competente nos trabalhos em que se envolve. Todo seu conhecimento e experiência com músicos e bandas de rock ajudou Chris Stapleton a orientar esse seu lado e buscar evidenciá-lo sem soar exagerado. Além disso, a impressão que se tem é que Cobb soube muito bem aproveitar os pontos fortes do cantor, para gerar uma fórmula sonora infalível.

chris-stapleton_2

0 comentário em “Chris Stapleton – From A Room: Volume 1 (2017)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: