2017 Folk MPB Nacional Pop Resenhas Rock samba

Paulo Miklos – A Gente Mora no Agora (2017)

Pode parecer morno, mas é um disco visceral com muita elegância e bom senso

Por Eder Albergoni

Tem artista que vai se transformando em artista bem diante dos nossos olhos. Com Paulo Miklos foi assim. Saiu do meio de uma banda com milhões de componentes, se tornou ator, apresentador, multimídia. Seu novo disco solo, A Gente Mora No Agora, é uma espécie de autoafirmação, imprimindo toda a personalidade que adquiriu com o passar do tempo, e junto valida um renascimento quase espiritual depois de superar seus dramas pessoais.

O disco é muito simples e bonito. As músicas concentram e ressoam referências óbvias, como a própria ex-banda em Volume 2 (1998), o samba pelo qual passeia com autoridade, Erasmo e Roberto, e mais notoriamente uma vibe que me fez pensar em SP 55 (2011), disco do companheiro titânico Sérgio Britto. Mesmo por isso não é de se estranhar as inúmeras parcerias que figuram no trabalho, principalmente a obra erásmica que Nando Reis criou especialmente pra Paulo.

paulo_miklos_2017

Embora as referências tragam o passado à tona, o recado de A Gente Mora No Agora não podia ser mais claro. “Estou Pronto” reverencia o amor de uma forma mais singela que o usual. “Todo Grande Amor” é uma canção plácida. “Eu Vou” encerra o disco transbordando otimismo. E tudo deságua numa declaração apaixonada pelo presente, bem como “A Lei Desse Troço”, parceria com Emicida, diz com contornos mais conflituosos: “Chorar é importante igual sorrir/ Diz que eu voltei sem sair daqui/ A gente mora no agora”.

Conflito é o protagonista maior em “País Elétrico”, “Afeto Manifesto”, “Samba Bomba” e na marchinha “Deixar de Ser Alguém”. Paulo Miklos se mostra ligado de verdade nos problemas atuais, diz o que pensa sem muito alarde, nem tempestades e muito menos declarações revoltadas. Ainda que pareça morno, entrega um disco visceral com muita elegância e bom senso, ciente do tempo em que vive e daquele que passou.

paulo_miklos_emicida_2017

Anúncios

0 comentário em “Paulo Miklos – A Gente Mora no Agora (2017)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: