2017 Jazz Resenhas Soul

Kamasi Washington – Harmony Of Difference EP (2017)

Em 30 minutos, Kamasi Washington chega ao sangue e a alma do ouvinte

Por Lucas Scaliza

Meses antes de Harmony Of Difference chegar aos nossos ouvidos, sua última faixa, “Truth”, foi liberada como amostra do que estava por vir. Amostra é um eufemismo, já que os 13 minutos de intensa musicalidade de “Truth” concentram tudo o que Kamasi Washington e a sua banda, a West Coast Get Down, é capaz de fazer em termos de técnica de improviso e arranjos sobre um tema que fica cada vez mais emocionante. “Truth” é o coração deste EP, usa o jazz para chegar ao gospel e ao soul (alma) do ouvinte. Se você for ateu, mas acredita no poder da música, então “Truth” te fará pensar que Deus pode não existir, mas há “Truth”. Nem tudo está perdido.

2017 tem sido marcado profundamente por álbuns ou canções de fundo e de superfície política, visto que uma enormidade de artistas norte-americanos pensam criticamente a governança de Donald Trump. Os primeiros do ano talvez tenha sido a dupla Run The Jewels. Moby, com seu projeto de power punk, já lançou dois discos contra o presidente hoteleiro, e o The National foi a última banda a fazer um disco com a tensão política em suas letras. Harmony Of Difference não tem como negar todas as tensões políticas e raciais dos EUA, afinal é da diversidade que se trata o álbum, como todas as diferenças criam um todo mais bonito e interessante. Por isso, a música não se concentra no litígio. É como se Washington e sua banda tomassem a via da cura espiritual pela música, confortando o ouvinte e a si mesmos com composições tocantes, delicadas até (como o final de “Knowledge”).

kamasi_washington_2017

Em The Epic (2015), um disco triplo, esses jazzistas tiveram espaço de sobra para experimentar, mostrar melancolia, suingue e força. Dessa vez, em apenas 31 minutos, vemos que fazem nosso sangue circular apostando em temas musicais extremamente cativantes, que servem como ótimos refrãos. Entre um e outro temos os improvisos e experimentações mais técnicas. Não é surpresa se você, fã de música, versado ou não em jazz, preferir a meia hora de Harmony Of Difference do que as três longas horas de The Epic. Ele não diz mais no EP do que no LP, mas diz melhor.

Trata-se de um EP que tem a qualidade de um álbum completo, embora curto. A empatia que vemos a banda demonstrar ao vivo está condensada neste EP, seja no suave tema que norteia “Desire”, ou na força e agilidade de “Humility” ou o gostoso balanço funk de “Perspective”. E para quem é brasileiro – ou mesmo latino – “Integrity” surge como uma grande novidade no horizonte sonoro de Washington e da West Coast Get Down. E todas as cinco faixas se reúnem para formar a gloriosa “Truth”. É aí que você entende como os músicos tiveram que pensar em cada faixa individualmente, fazê-las soar interessantes e solares, e ainda funcionarem juntas umas das outras.

Não soa ambicioso, mas guarda dentro de si um projeto musical ousado – e realizado com total pertinência e harmonia. Harmony Of Difference chega ao sangue e a alma do ouvinte facilmente.

Anúncios

1 comentário em “Kamasi Washington – Harmony Of Difference EP (2017)

  1. Pingback: Mastodon – Cold Dark Place EP (2017) – Escuta Essa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: